1 de agosto de 2012

"Quem sou eu?"

Tenho andado com muitos jovens, e tenho visto em muitos, a seguinte pergunta: "Quem sou eu?" 
Muitos jovens sem propósitos, sem perspectiva pra onde ir, apenas com a vontade de crescer, mas sem interesse de saber sua identidade e pra onde está indo. 
Esse é o problema que hoje enfrentamos, fazemos tantas coisas, entramos em tantas portas que se abrem na caminhada da vida. 

O problema de não saber quem é você:
_Você não tem identidade 
_Entra pela primeira porta que se abre a sua frente
_Escolha da profissão, visando apenas o dinheiro 
_Não estabelece raízes em nenhum lugar 
_Não se apaixona pela vida 
_Inconstante 
_Ainda que faça coisas boas, Não está fazendo a diferença 

Qualidade de saber quem é
_Focado nos seus objetivos 
_Entra apenas nas portas que vão de encontro ao seu propósito 
_Escolher a profissão visando o amor pela área de trabalho 
_Finca raízes nos projetos da sua área 
_Apaixonado pela sua vida, ama a segunda feira como o domingo 
_Constante 
_Faz a diferença, mudando a vida das pessoas a sua volta através do seu talento 

MINHA EXPERIÊNCIA
Há mais ou menos 2 anos, eu olhando pra dentro de mim, comecei a me descobrir, descobrir pra onde ir, descobri de onde estava vindo e pra onde estou indo e como chegar lá, sem ter dúvidas, apenas com o desespero de chegar lá, crendo no caminho que estou traçando. 
Existe um texto que me acompanha a alguns anos que é o nome do meu trabalho (Inconformados) e esse texto é "E não vos conformeis com este mundo"Romanos 12:2. Eu entendia que eu era um cara Inconformado, mas na verdade não sabia com o quê eu era Inconformado.
Fui descobrindo minha identidade, me questionando, questionando meus valores, interessado em saber o que poderia fazer com meus talentos. 
Olhando pra dentro de mim, vi que era um jovem extrovertido e que gosta de estar com pessoas e fazer o bem pras pessoas marginalizadas da sociedade. 
e fui pesquisando meios de como juntar tudo isso e ainda ganhar dinheiro fazendo o bem.
Então, descobri, que poderia abrir uma empresa (ONG) onde poderia ajudar as pessoas, levantar recursos pra meu sustento, e incentivar outros jovens a amarem as pessoas que estão a sua volta. 
Hoje, tenho um sonho de abrir uma ONG em cada favela de Belo Horizonte, e outros estados do Brasil, dou seminários de capacitação, visando levar os jovens a fazer a diferença no seu meio de convívio, e lidero uma equipe de mais de 80 pessoas que tem feito a diferença em comunidades carentes de Belo Horizonte. 
Várias portas se abriram desde então, portas com ótimas oportunidades financeiras, portas que me trariam poder em cargos empresarias, portas da fama, mas todas essas portas me levariam ao lugar contrário do meu amor e prazer de viver, apenas por outros valores que não enchem os meus olhos de alegria que é criar oportunidades as pessoas que vivem marginalizadas da sociedade.
Hoje sou apaixonado pela minha vida, apaixonado pelo meu trabalho, amo a minha segunda feira, e esse amor que tem em meu coração me anima a enfrentar os obstáculos da vida, mas nada melhor que ganhar dinheiro fazendo o que verdadeiramente ama. 
Por isso, esse texto tem o propósito de provocar em você um desejo de procurar saber "quem é você?" de onde você veio e pra onde você vai? 
Questione seus valores, seus padrões de escolha em todas as áreas e creio que quando você se descobrir, vai ver como valeu a pena. 



Pra meditar:
Leia Romanos 12:3-8 
e você verá como Deus se importa que você descubra seus talentos e viva pra isso. 

Dúvidas: Tiago.guedes@institutoinconformados.com.br
Twitter: @_tiagoguedes
Facebook/Tiagoreino 


Nenhum comentário:

Páginas