17 de maio de 2012

Responsabilidade Espiritual e Social

Meus amigos, nesses dias tenho estudado muito sobre a responsabilidade social.
e tenho me perguntado, até onde a igreja tem parte com isso?
Será que nós da igreja do Senhor Jesus, precisamos responder as questões sociais que vivemos hoje?

Muito se tem falado sobre isso nesses últimos dias, será que o nosso papel como igreja, seria pregar a "salvação" a todos os moradores da terra? isso no caso pra que ela vá para o céu?
diante dos problemas que as pessoas enfrentam na sociedade, será que as orações são as nossas respostas a tudo isso?
 uma pessoa que chegue até você, que está sofrendo muito por que o seu marido saiu de casa, ou porque o seu filho está nas drogas, ou por que ela está com problemas de bebidas, ou usando drogas,
conseguiremos resolver isso através de uma oração e um "Deus abençõe?
tenho me questionado sobre tudo isso, e diante de tantas situações, descobri que Jesus estava interessado em resolver a necessidade maior encontrada pela pessoa e consequentemente as demais.


Exemplos de Jesus:


1_Jesus no seu primeiro milagre, trouxe alegria a um casal que tinha acabado o vinho em sua festa, e ele veio transformar a água em vinho e a alegria voltou novamente naquele lugar, aquele casal não precisava de presentes, de uma oferta, ou de um milagre físico, mas sim da restituição do vinho que tinha acabado, pra que a festa continuasse.
2_Jesus diante de Maria Madalena, quando ela ia ser apedrejada, Jesus não foi pra pagar ela algo, não foi pra orar pela Maria, Jesus ia contra a necessidade encontrada e supria toda a necessidade, suprindo primeiro a maior encontrada.
3_Jesus diante do cego, Jesus Pergunta: O que querer que eu te faça e o cego responde: "Quero ver" Jesus o curou mediante a sua fé, o cara estava atrás da sua maior necessidade e Jesus foi de encontro a suprir essa necessidade.
4_Jesus diante a multidão: Jesus percebe a fome do povo, e logo trata de responder a essa necessidade e não era através de uma palavra de bençãos, e nem através de orar pelas pessoas pra não sentirem fome, mas sim era pra trazer o pão e saciar a fome daquelas pessoas.

Temos várias histórias em que Jesus, transformou as pessoas, transformando o físico das pessoas, trabalhando no social, se importando com o bem estar da pessoa aqui na terra, e é por isso que não devemos pregar um evangelho visando apenas o céu, mas um bem estar social também e a Igreja de Jesus, tem toda responsabilidade de buscar suprir a necessidade integral das pessoas, no caso espiritual e social.
A oração de Jesus diz: "Venha o Teu Reino e Seja feita a Tua vontade, aqui na terra como no céu" O reino de Deus é um reino de justiça, paz e alegria e Ele pede pra que esse reino venha até a terra.
Jesus deseja levar justiça as pessoas, paz e uma alegria no Espirito Santo.

A Igreja do Senhor Jesus é a única instituição capaz de transformar integralmente o ser humano, pois a conversão que todos nós buscamos é um giro de 180°.

Ação Social: É a transformação das estruturas sociais e a promoção da justiça, com o propósito de eliminar as causas da pobreza e da opressão.
Evangelho: "Suprir a necessidade do necessitado, Boas Notícias"

"Evangelho e Ação social visa estabelecer um reino de Justiça, paz e alegria aqui na terra, aguardando a vinda de Jesus. "


Dúvidas: tiago.guedes@institutoinconformados.com.br 

Um comentário:

Henrique Vieira disse...

Parabéns pelo post Tiago.
Se todo cristão saísse um pouco da igreja para enxergar a necessidade social das pessoas, o evangelho seria melhor e mais racional, atingindo mais pessoas. Lógico que como você mencionou, devemos ser racionais, entretanto baseando nossas ideologias e atitudes na bíblia.
Grande abraço!

Páginas