16 de julho de 2012

Convite aos marginalizados

Dirigindo-se ao anfitrião, Jesus aconselhou: "Da próxima vez que você oferecer um jantar, não convide apenas amigos, familiares e vizinhos ricos, que podem retribuir o favor. Convide algumas pessoas que jamais estiveram em sua lista: Os marginalizados, os excluídos. Acredite, você será - e experimentará - uma benção. Eles não terão como retribuir, mas o favor será retribuído - e como! - na ressurreição do povo de Deus" Lucas 14:12-14 (A Mensagem)


O que acho interessante nesse texto é o amor de Jesus para com os marginalizados da sociedade.
Jesus se importa verdadeiramente com os marginalizados, e nesse texto mostra claramente sua importância com eles.
O que fazer diante dessas palavras de Jesus? 


    Me lembro da minha amizade com 5 moradores de rua na praça próximo a minha casa, eles não tinham nada para me oferecer, apenas a sua amizade, as suas histórias, mas aprendi tanto com cada um deles, com cada experiência que passei ao lado deles, me lembro de quando sentava com eles e almoçava com eles, me lembro das nossas conversas, me lembro do dia que os convidei a tomar um banho na minha casa, e também que eles abriram meu guarda roupa e pegaram as minhas roupas e depois participamos de um culto numa escola.
    Jesus disse no texto que o favor seria retribuído, na ressurreição do povo de Deus e falo de coração que essa experiência mudou a minha vida, me deu sentido pra viver, me deu alegria pra buscar meus objetivos. 
   "Amar é literalmente dar sem esperar receber nada em troca", e tenho descobrido isso a cada dia, através dos projetos sociais do Instituto Inconformados, que tem feito um trabalho na comunidade do morro das pedras.
Jesus, nos ensina na prática o seu interesse nas pessoas marginalizadas, foi assim com a mulher samaritana, o cego de Jericó, a mulher do fluxo de sangue, o endemoninhado gadareno, a mulher cananeia, os 10 leprosos e muitos outros. Jesus mudou a história dessas pessoas, Jesus olhou nos olhos de cada uma delas, supriu a necessidade delas, se importou com elas.
    Irmãos, se levantem, montem equipes, busquem suprir a necessidade dos necessitados, escute as pessoas no que elas estão precisando, busque trazer alegria, justiça, faça uma vaquinha e faça uma ação, organizando um jantar, ou um churrasco e convide os moradores de rua, ou pessoas que não poderiam participar de uma ação como essa e não teriam como recompensar o seu empenho. 
    Ame as pessoas, olhe nos olhos delas, escute elas, busque trazer algo que venha marcar essas pessoas.
indico um bom filme como exemplo: "Patch Adams, o amor é contagioso" 
que possamos descobrir esses valores, que possamos nos interessar em fazer amizades, com pessoas que estão a margem da sociedade, isso tem a ver com pessoas que estão sozinhas na igreja e que não tem nada pra te acrescentar no início, mas que no decorrer da amizade, você verá grandes frutos.


tiago.guedes@institutoinconformados.com.br
facebook\tiagoreino 
twitter: @_tiagoguedes 

Nenhum comentário:

Páginas